Como escolher a fritadeira ideal?

      Ao contrário do que se pensa, esta é uma tarefa bem complexa. Para isso é preciso conhecer as necessidades ou as características de seu restaurante, além disso é muito importante conhecer as diferentes características das fritadeiras.

     Existem diversas opções de fritadeiras, que apesar de parecerem todas a mesma coisa, não são. As diferenças são muitas: tamanho, formato, capacidade de óleo, capacidade de fritura, tipo de aquecimento, sistema de fritura, quantidade e tipo de cestos. A seguir explicaremos as principais características das fritadeiras para melhor compreensão das necessidades de seu restaurante.

  • Sistema de fritura

 

    Tacho: sistema mais comum em fritadeiras de bancada, é o sistema menos eficiente de todos, pois se tem os mesmos resultados do que uma panela em um fogão, com a única vantagem do controle de temperatura, porém a vida útil do óleo continua sendo extremamente baixa, devido a queima constante dos detritos dos alimentos.

    Zona Fria de Óleo: sistema indicado para frituras de um mesmo tipo de alimento, tem um ótimo rendimento para volumes constantes, tem a desvantagem de transferir o gosto dos alimentos além de ter uma vida útil do óleo baixa, porque apesar dos detritos estarem em uma zona fria continuam no óleo.

    Água/Sal e Óleo: sistema indicado para qualquer tipo de fritura e principalmente para quem tem grande variedade de frituras, tem um ótimo rendimento para qualquer volume de alimentos, não transfere o gosto para os alimentos e tem a maior vida útil do óleo entre os sistemas de fritura, pois o os detritos dos alimentos ficam na água com sal e longe do óleo de fritura.

    Fritura Sob Pressão: sistema especifico para fritura de frango e outas proteínas, pois consegue-se obter um produto final em menor tempo, temperatura mais baixa, cocção com menor perda de água e acabamento crocante.

 

  • Tamanho, Formato e Capacidade de Óleo

 

    Tamanho: deve-se levar em consideração o espaço destinado a fritadeira respeitando o espaço para operação, pois as fritadeiras podem ter uma ou várias cubas de fritura. Também é válido levar em consideração a área de fritura, pois alguns alimentos flutuam durante a fritura e não devem se sobrepor.

    Formato: basicamente existem dois formatos redondas ou retangulares, normalmente as redondas tem uma baixa capacidade de fritura, já as retangulares podem ser de pequenos formatos para usar em bancada até grandes formatos com alta capacidade de fritura, acima de 150kg de batatas por hora.

    Capacidade de óleo: essa é uma característica que deve ser verificada com atenção, pois fritadeiras com o mesmo tamanho e capacidade de fritura podem tem uma variação de até 40% na capacidade de óleo, o que altera diretamente os custos de fritura.

  • Capacidade de Fritura

 

    No Brasil não existe nenhuma norma especifica para medir a capacidade e eficiência das fritadeiras, porém existe a nível mundial a norma Energy Star/ASTM específica para este fim, que define a capacidade de fritura em kg de batata frita por hora; deste modo seguindo esta norma podemos ter equipamentos com as mesmas dimensões, porém com capacidades diferentes. O que muitas vezes não é levado em consideração na hora da aquisição da fritadeira, pois neste ponto é onde se pode alcançar diferença de resultados. A MultiFritas utiliza esta norma para medir a capacidade de fritura e a eficiência de suas fritadeiras produzindo uma fritadeira de classe mundial.

 

  • Tipo de Aquecimento

 

    Elétrico: o aquecimento é feito de forma direta por meio de resistências elétricas normalmente em aço inoxidável, podem ser basculantes ou submersas, nos dois casos o importante é o dimensionamento da temperatura de capa da resistência, pois em alguns casos a potência instalada é tão alta que o óleo/gordura não consegue absorver essa potência causando uma “queima” mais rápida do óleo diminuindo drasticamente a vida útil do óleo e a qualidade das frituras, nos modelos basculante perde-se até 15% do calor gerado por condução pelo próprio tubo da resistência.

    Gás: o aquecimento é feito de forma indireta, onde existem dois métodos mais comuns, aquecimento na base da cuba de fritura ou por tubos trocadores de calor envoltos por óleo. Os dois métodos tem as variações de tipo de gás e pressão de gás, o sistema com aquecimento na base da cuba é considerado como tacho, ou seja, tem a mesma função e eficiência de uma panela sobre um fogão; já no sistema com trocador de calor a eficiência é muito maior onde o nível de eficiência dos queimadores influem diretamente no consumo e quantidade de produção da fritadeira, existem ainda fritadeiras com sistema de retenção de calor que aumentam significativamente a economia e eficiência da fritadeira.

  • Tipo e quantidade de cesto

 

    Tipo de cestos: isso é determinado diretamente pelo tipo de alimento a ser frito, existem cestos aramados, com tela fina de inox, chapa perfurada de inox ou até mesmo cestos específicos para o seu produto como cestos para tortilhas e canolli.

    Quantidade e tamanho de cesto: é determinado por uma relação entre a capacidade de fritura da fritadeira e a quantidade de porções a serem servidas no mesmo espaço de tempo, quanto maior a quantidade de porções maior o número de cestos e menor o tamanho dos mesmos, ao passo que quando se necessita uma grande quantidade de produto pronto ao mesmo tempo o ideal são cestos maiores e em menor quantidade, neste ponto deve-se levar em consideração se o alimento pode se sobrepor ou não, pois esta característica e determinante para para a seleção ideal da fritadeira.

     Não se preocupe em ter de determinar qual equipamento é o ideal para o seu negócio, pois a equipe de consultores da  Multifirtas ultilizarão o know-how de pioneiros em fritadeiras no Brasil, com experiência de mais de 35 de fabricação de fritadeiras, para lhe ajudar nesta escolha determinante para o sucesso de seu negócio. E lembre-se estas são algumas característica, muitas outras são tão, ou mais, relevantes para o sucesso de seu negócio.

 

                  A MultiFritas tem a melhor e mais eficiente solução para sua operação de fritura.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2017 por MultiFritas