Boas práticas de fritura para prolongar a vida útil do óleo e reduzir os custos.

1-Não fritar em temperaturas superiores a 180°C.

      A faixa ideal de temperatura de fritura é de 160°C – 180°C, a simples exposição do óleo de fritura ao ar gera oxidação, porém esta taxa de oxidação é aumentada drasticamente com o aumento da temperatura. A elevação de 160°C para 180°C mais do que duplica a taxa de oxidação do óleo, ao chegar próximo de 200°C a oxidação quadruplica em relação as temperaturas ideais de fritura.

 

2-Reduza a temperatura do óleo abaixo de 130°C, enquanto não estiver fritando.

    Esta prática garante que óleo não oxide por temperatura além do necessário, pois nesta temperatura a taxa de oxidação é praticamente igual a temperatura ambiente.

 

3-Mantenha o nível do óleo corretamente.

       Fritar com o nível de óleo abaixo do mínimo pode causar excesso de temperatura e aumentar a degeneração do óleo.

 

4-Não abasteça os cestos de fritura sobre o óleo.

       Detritos, cristais de gelo, líquidos em geral e pequenas partículas de alimentos podem cair no óleo e permanecer no óleo quente mesmo após a remoção do cesto do óleo.

 

5-Remova qualquer tipo de detrito ou partícula de alimentos que ficam flutuando no óleo.

    Utilize um ou uma peneira de inox para remover as “sujeiras” regularmente, isto além de contribuir para o aumento da vida útil do óleo melhora a qualidade dos alimentos fritos.

 

6-Não sobrecarregue os cestos de fritura acima da capacidade ideal.

     Uma carga de alimento  acima da capacidade causará uma grande queda de temperatura. Estas oscilações aumentam a degradação do óleo.

 

7-Alimentos com excesso de umidade ou gelo, contribuem para a degradação prematura do óleo e aumentam o gasto com energia.

      Água ou gelo nos alimentos é um dos principais causadores da hidrólise do óleo, que causa um sabor mais ácido aos produtos fritos, em alguns casos o excesso de água nos alimentos pode causar o transbordamento do óleo na fritadeira.

    Como todos sabem a água se transforma em vapor a 100°C, porém uma característica muito interessante neste processo é que o volume é aumentado em torno de 1500 vezes. Por exemplo, 1 ml de água gera 1,5 litros de vapor; este é o motivo do efeito de “fervura” que se verifica em alguns alimentos quando fritam.

 

8-Não tempere os alimentos fritos sobre a fritadeira.

      Temperos, principalmente o sal, faz com que o óleo se deteriore mais rapidamente.

 

9-Estabelecer um programa de limpeza e/ou filtragem regular mantém a qualidade do óleo por mais tempo.

    Ao fazer a higienização de sua fritadeira e seus acessórios, procure utilizar sabão neutro e enxaguar bastante com água, utilize também vinagre no enxágue pois uma solução de vinagre e água, ajuda a neutralizar os produtos químicos seque completamente antes de reabastecer a fritadeira.

 

10-Mantenha a fritadeira coberta quando não estiver utilizando.

     Este procedimento evita com que partículas e objetos estranhos caiam no óleo enquanto não estiver sendo utilizada, além de que reduz o contato do óleo com o ar.

           

    Além da comida, óleo de fritura é de longe o componente mais caro em uma operação de fritura. Estas boas práticas de gestão dos óleos de fritura podem prolongar a vida útil do óleo significativamente. Melhor óleo, mesmo que custe mais, ainda vai durar mais tempo sob condições de manejo correto. A maioria das operações de fritura pode começar a poupar dinheiro em óleo imediatamente.

      E isso é só o começo. Estas economias pagarão fritadeiras topo de linha capazes de prolongar a vida do óleo ainda mais enquanto estiver usando muito menos energia no processo. Fritadeiras com controle computadorizado, por exemplo, podem economizar energia e trabalho. Menos trabalho, mais cargas por hora. Maior duração do óleo. Melhor comida. Mais clientes. Mais lucro.

Fale com nossos consultores, a MultiFritas tem diversos modelos de fritadeiras para todos os tamanhos e tipos de negócio, nossos equipamentos são os mais eficientes do mercado compare e comprove.

 

                   Equipe MultiFritas

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2017 por MultiFritas